segunda-feira, 16 de maio de 2011

TRABALHO: Av. Sta Tecla - Bagé - Traffic Calming I

O projeto elaborado entre março e junho de 2005 refere-se ao Projeto de Reestruturação e Segurança Viária, para a Avenida Santa Tecla na malha urbana do município de Bagé.

A extensão da Avenida Santa Tecla é de 4,5 km e faz a principal ligação da área central do município com a BR/293.
A avenida foi dividida em dois segmentos distintos, um segmento urbanizado, misto com incidência de residências e comércio e o outro quase rural a partir do viaduto sobre a ferrovia com engenhos e silos.
Esta avenida possuia uma seção transversal composta por duas faixas de rolamento de cada lado com cerca de 9,40m e um canteiro central de cerca de 1,90m, em alguns pontos há áreas de estacionamento implantadas e em algumas revendas de automóveis há estacionamentos oblíquos sobre o passeio de maneira irregular.

O segmento inicial urbanizado possuia problemas de segurança, incluindo movimentação de pedestres, ausência de pontos específicos para travessia de pedestres, bem como ciclistas, tráfego desordenado, áreas de estacionamentos indefinidas, e que serão tratados neste projeto.
O alinhamento predial fornecido pela Prefeitura Municipal e adotado no projeto é de 14,00m para cada lado medidos apartir do eixo da avenida.
O projeto adotou uma seção transversal para toda a avenida, partindo-se do canteiro já existente, optou-se por implantar a ciclovia bidirecional ao centro da seção e duas faixas de rolamento com áreas de estacionamentos em pontos específicos.
A seção adotada para o projeto está apresentada na fig. 1 abaixo, e dará a avenida maior fluidez e atenderá com mior segurança a movimentação de pedestres e ciclistas.
Seção Tipo
Características e valores adotados:
Velocidade diretriz 40 km/h
Largura min. da faixa de rolamento 3,00m
Largura min. da faixa da ciclovia 1,30m
Largura min. do canteiro separador 1,70m
Largura min. do passeio 1,50m

Tipos de dispositivos de interseções
Foram estudados 6 (seis) entroncamentos que foram considerados como pontos de tráfego conflitante e que necessitam de tratamento com dispositivos do tipo rótula cheia e rotatória:
De acordo com os estudos realizados, o modelo dos dispositivos a serem aplicados nos entroncamentos, serão do Tipo rótula e serão divididos em dois tipos:

• Rotatórias
• Rótulas cheias

Rotatória - Modern Roundabouts

Nestes casos a interseção considerará os fluxos equivalentes em importância e as vias serão sinalizadas como “preferencial” no entroncamento com a Avenida Santa Tecla, ou seja, o veículo que estiver na rotatória terá a preferência.

Empregada no segmento inicial, onde o espaço físico é reduzido e a largura do canteiro central não permite que um veículo pesado pare sem obstruir a via e evitando desapropriações.
Foram projetados conforme listagem as seguir:


- Av. Sta Tecla x Av. Presidente Vargas x Rua Dr. Carlos Barbosa x Rua Dr. Freitas - Est 0
- Av. Sta Tecla x Rua São João - Est. 36
- Av. Sta Tecla x Rua Paulo Correa Lopes  - Est. 62
- Av. Sta Tecla x Rua José Gomes Sobrinho
- Ceolin Cia Ltda - Est. 105
- Av. Sta Tecla x Rua Getúlio Souza Pereira - Est. 138

Rótula Cheia - com hierarquização dos fluxos

Neste dispositivo a Av. Santa Tecla será considerada como fluxo principal, em relação às vias que a interceptarem, sendo estas vias dimensionadas como fluxo secundário no contexto e sinalizadas como “pare” no entroncamento.
Este modelo será aplicado no segmento considerado como rural e onde há a concentração de engenhos e silos com grande movimentação de veículos pesados.
Foram projetados conforme listagem as seguir:

- Av. Sta Tecla x acesso a Arrozeira Pillon - Est. 172
- Av. Sta Tecla x acesso a Coradini Alimentos - Est. 203
- Av. Sta Tecla x BR/293 - Est. 217

quarta-feira, 23 de março de 2011

Cantina Salvati - Caminhos de Pedra


Nicolle colhendo
Uma tarde na Cantina Salvati - em 07 de março de 2011

Domingo a tarde, dia ensolarado e fomos a Cantina Salvati, no Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves.
Convidados pelo amigo Silverio, fomos acolhidos com um vinho Peverella bem gelado, especialidade e exclusividade desta Cantina, ótimo vinho para ser degustado com calma, para quem gosta de vinhos, um vinho apimentado, que provoca seu paladar. Quem diria um vinho para o verão, provem e saberão.

nós e os Salvati

A tarde privilegiada nos levou ao parreiral, onde você entra no clima da colônia, você colhe a uva, você se diverte.
Minha filha se divertiu, no trator na colheita.
Na Cantina a hospitalidade de sempre, a degustação dos produtos, um suco ótimo e os vinhos sem comparação.
Silverio um grande amigo, gente boa, te ensina a provar e saborear cada vinho, conta a história de cada garrafa, a degustação é cultura em forma líquida. Sua esposa Rosângela completa esta recepção calorosa.
provando um Peverella
Feliz de quem prova uma refeição e seus sabores, elaborados com carinho desta família.

A Cantina foi construída com pedras, mas é bem mais que isso, é um sonho realizado, uma obra prima, o lugar é belo e aconchegante e dele você tem a paisagem "o vinhedo".
Fica a dica, visite o Caminhos de Pedra e dedique uma boa parte do seu tempo para a esta Cantina.

links:





terça-feira, 8 de março de 2011

Caminhos de Pedra III - Inauguração LOTE I



Eu e Vilson Strapazzon

No dia 21/12 foi inaugurado o Lote I do Caminhos de Pedra. A cerimônia realizou-se na Capela Sto Antônio e após um jantar na comunidade de São Marcos.
Uma vitória de toda a comunidade e o Caminhos de Pedra agora conta com pavimentação asfáltica em toda a sua extensão, ligando Bento Gonçalves a RS/448.


Estou muito feliz em ter participado desde o início desta obra, o projeto feito com muito carinho e  dedicação, levarei para a vida inteira esta experiência de vida. Os amigos que fiz, as pessoas que se dedicaram e contribuiram com suas idéias e opiniões.


Eu e Engº Vicente de Britto Pereira

Felicitações a todos, por esta grande obra que beneficiará ao turismo, aos moradores e visitantes desde roteiro grandioso e espetacular.

A obra segue, o LOTE II e uma rótula estão em fase de implantação e ligarão ao Santuário de Nsa. Sra do Caravaggio.

Parabenizo aos amigos, Silverio Salvatti e Família, Vilson Strapazzon e Família, Família Ferrari, Nestor Foresti, Francisco Brunetta e família, amiga Estefânia e Família, Arq. Fernando Oltramari, Engº Luiz Martinelli,

Eu e Francisco Brunetta

Dep. Jerônimo Goergen, Padres Comparin e Odair, Sr. Marcolino, aos moradores dos Caminhos de Pedra que me ajudaram neste período.
Ao Engº Vicente de Britto Pereira Diretor do DAER, o qual moveu todos os esforços e sua competência e visão para viabilizar a obra.
Visitem os Caminhos de Pedra, provem um bom vinho, um pão no forno de barro, uvas para todos os gostos, um belo chimarrão com a melhor erva mate que conheço e o melhor de tudo a hospitalidade desta brava gente.