A extensão da Avenida Santa Tecla é de 4,5 km e faz a principal ligação da área central do município com a BR/293.
A avenida foi dividida em dois segmentos distintos, um segmento urbanizado, misto com incidência de residências e comércio e o outro quase rural a partir do viaduto sobre a ferrovia com engenhos e silos.
Esta avenida possuia uma seção transversal composta por duas faixas de rolamento de cada lado com cerca de 9,40m e um canteiro central de cerca de 1,90m, em alguns pontos há áreas de estacionamento implantadas e em algumas revendas de automóveis há estacionamentos oblíquos sobre o passeio de maneira irregular.
O segmento inicial urbanizado possuia problemas de segurança, incluindo movimentação de pedestres, ausência de pontos específicos para travessia de pedestres, bem como ciclistas, tráfego desordenado, áreas de estacionamentos indefinidas, e que serão tratados neste projeto.
O alinhamento predial fornecido pela Prefeitura Municipal e adotado no projeto é de 14,00m para cada lado medidos apartir do eixo da avenida.
O projeto adotou uma seção transversal para toda a avenida, partindo-se do canteiro já existente, optou-se por implantar a ciclovia bidirecional ao centro da seção e duas faixas de rolamento com áreas de estacionamentos em pontos específicos.
A seção adotada para o projeto está apresentada na fig. 1 abaixo, e dará a avenida maior fluidez e atenderá com mior segurança a movimentação de pedestres e ciclistas.
![]() |
Seção Tipo |
Velocidade diretriz 40 km/h
Largura min. da faixa de rolamento 3,00m
Largura min. da faixa da ciclovia 1,30m
Largura min. do canteiro separador 1,70m
Largura min. do passeio 1,50m
Tipos de dispositivos de interseções
Foram estudados 6 (seis) entroncamentos que foram considerados como pontos de tráfego conflitante e que necessitam de tratamento com dispositivos do tipo rótula cheia e rotatória:
De acordo com os estudos realizados, o modelo dos dispositivos a serem aplicados nos entroncamentos, serão do Tipo rótula e serão divididos em dois tipos:• Rotatórias
• Rótulas cheias
Rotatória - Modern Roundabouts
Nestes casos a interseção considerará os fluxos equivalentes em importância e as vias serão sinalizadas como “preferencial” no entroncamento com a Avenida Santa Tecla, ou seja, o veículo que estiver na rotatória terá a preferência.
Empregada no segmento inicial, onde o espaço físico é reduzido e a largura do canteiro central não permite que um veículo pesado pare sem obstruir a via e evitando desapropriações.
Foram projetados conforme listagem as seguir:
- Av. Sta Tecla x Av. Presidente Vargas x Rua Dr. Carlos Barbosa x Rua Dr. Freitas - Est 0
- Av. Sta Tecla x Rua São João - Est. 36
- Av. Sta Tecla x Rua Paulo Correa Lopes - Est. 62
- Av. Sta Tecla x Rua José Gomes Sobrinho
- Ceolin Cia Ltda - Est. 105
- Av. Sta Tecla x Rua Getúlio Souza Pereira - Est. 138
Rótula Cheia - com hierarquização dos fluxos
Neste dispositivo a Av. Santa Tecla será considerada como fluxo principal, em relação às vias que a interceptarem, sendo estas vias dimensionadas como fluxo secundário no contexto e sinalizadas como “pare” no entroncamento.
Este modelo será aplicado no segmento considerado como rural e onde há a concentração de engenhos e silos com grande movimentação de veículos pesados.
Foram projetados conforme listagem as seguir:
- Av. Sta Tecla x acesso a Arrozeira Pillon - Est. 172
- Av. Sta Tecla x acesso a Coradini Alimentos - Est. 203
- Av. Sta Tecla x BR/293 - Est. 217
Nenhum comentário:
Postar um comentário