
O projeto original fora orçado em 9 milhões para sua execução. Meu desafio era elaborar um projeto menos oneroso. A execução teria participação do SEDAI (Secr. de Assuntos Internacionais do RS) através da Engª M. Forneck, objetivamos os contatos.
Em 2 dias elaborei um esboço que foi bem recebido por todos e a partir dessa reunião fui incumbido de elaborar imediatamente o projeto executivo, teria o prazo de 1 mês para colocar na licitação um custo para execução da obra.
O Projeto Geométrico da interseção da Av. General Motors com a BR/290, foi elaborado de acordo com as Instruções de Serviço IS/17/91, com as Normas de Projetos Rodoviários - DAER - Volume 2- Projeto Geométrico de Interseções e o Manual de Projeto de Interseções -DNIT.
Este projeto tomou como critério de dimensionamento, a necessidade de que todas as

A interseção da Av. GM com a BR/290 foi projetada de maneira a aproveitar ao máximo as condições topográficas do local. Foram projetados ramais de enlace com faixas de mudança de velocidade, atendendo as observações feitas pelo DNIT. Os ramos foram dimensionados de maneira a permitir uma velocidade diretriz de 50 km/h.
O dispositivo atenderia todos os movimentos no local, com o encaixe nas rotatórias de todas as estradas existentes, e a futura Av. General Motors.
Optou-se por 2 rotatórias em ambos os lados da rodovia para compatibilizar e disciplinar esses encaixes, ao invés de utilizar um dispositivo do tipo “Trevo com 4 alças”, o que geraria um maior custo de implantação, uma maior área a ser desapropriada

A etapa de todo esse processo que despendeu várias reuniões foi a aprovação do dispositivo por parte do DNIT e da Concessionária da FreeWay a empresa Concepa, apresentei o projeto e comprovei sua funcionalidade, o projeto foi aprovado, atendendo as obras de aumento de capacidade da FreeWay já em andamento e que alargavam as faixas de rolamento.
Ao final da execução com esse dispositivo conseguiu-se a implantação com custo global da obra em torno de 3 milhões.
Trabalhar naquilo que amamos é essencial. Eu também não poderia jamais trabalhar sem amar. Bjo. Belinda Ienczak
ResponderExcluirOi você poderia disponibilizar o projeto geométrico para uso acadêmico?
ResponderExcluir